-
Arquitetos: Osamu Morishita Architect & Associates
- Área: 47 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Katsumasa Tanaka
Descrição enviada pela equipe de projeto. Gostaríamos de entregar este precioso ambiente global para a próxima geração e protegê-lo cuidadosamente. Este é o objetivo principal da empresa. A ideia dos ODSs está permeando a sociedade, e os proprietários querem contribuir com o mundo para criar uma sociedade contínua e próspera de acordo com sua política de sustentabilidade "criando um novo valor, que faça as crianças do futuro felizes". O hidrogênio é um dos meios de energia mais promissores da próxima era. Ele gera eletricidade por meio de uma reação química com o oxigênio, permitindo que os automóveis funcionem sem a emissão de dióxido de carbono. Desta forma, esta estação é altamente eficaz na direção da neutralidade de carbono, em especial por estar diretamente conectada à planta vizinha que produz hidrogênio.
Assim, a estação que fornece o hidrogênio aos automóveis não emite dióxido de carbono durante o transporte entre ambas. Essa é a primeira instalação no Japão onde a produção de hidrogênio refinado por eletrólise de sal, o fornecimento e o abastecimento são operados diretamente. O hidrogênio é um dos meios de energia mais importantes no Japão e no mundo, e o uso do hidrogênio pode reduzir drasticamente a carga sobre o meio ambiente. Atualmente, a escassez de energia elétrica é grave porque a demanda por ela está aumentando. O uso de hidrogênio, além da eletricidade, que depende do equilíbrio entre oferta e demanda, é uma opção muito eficaz entre uma variedade de alternativas. A sociedade será mais estável se adotar sistemas múltiplos e diversificados. Inesperadamente, o mundo está se tornando instável e, com a crise do controle centralizado que enfatiza a eficiência, expressar respeito pela diversidade também é buscar estabilidade. Queremos trazer paz de espírito para a próxima geração.
Uma cobertura translúcida em forma de nuvem flutua no ar como uma metáfora para expressar o hidrogênio. As unidades em forma de cubo são cobertas com filme de ETFE e fazem as pessoas perceberem a sensação de um balão flutuando levemente no ar. As unidades voam em torno de um pilar agrupado, reunindo-se e parecendo uma nuvem ou uma grande árvore. Não se trata de uma composição com o objetivo de criar uma forma, mas de uma composição que prevê um sistema que cubra o tédio do espaço e, ao mesmo tempo, esteja consciente da harmonia com o ambiente. A estrutura dá aos observadores uma percepção misteriosa, como uma nuvem que flutua levemente no ar.
Um volume de gás atua como um amortecedor para proteger o ambiente. Assim como uma camada de isolamento ou um escudo térmico, ele protege o espaço que cobre, da mesma forma que uma nuvem controla a atmosfera abaixo dela. A substância chamada hidrogênio certamente se tornará um gás que protege gentilmente o ambiente global no futuro. Gostaríamos de propagar essa imagem para as pessoas. Claro, estruturas leves funcionam de forma eficaz do ponto de vista da energia do ciclo de vida, que pode ser útil desde a duração da construção até mais tarde, mas, mais do que isso, elas desempenham um papel importante no esclarecimento do mundo sobre a ideia da energia do hidrogênio.
Queremos transmitir às pessoas a ideia de que devemos cuidar da nossa preciosa terra.